Plano de Ação Nacional para a Política para Integração de Género no Acesso à Energia - Guinea Bissau

A 4 de Junho de 2017, na 51.ª Sessão Ordinária da Autoridade de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada em Monróvia, Libéria, os Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) adotaram a Política da CEDEAO de Incorporação da Perspetiva de Género no Acesso à Energia, através de uma Lei Complementar que altera o Tratado da CEDEAO. A política visa abordar barreiras à participação igual de homens e mulheres na expansão do acesso à energia na África Ocidental. A política da CEDEAO para a integração da perspetiva de género no acesso à energia estabelece as dimensões de género e as suas considerações em intervenções energéticas como um meio para alcançar as metas de acesso à energia na África Ocidental.

A República da Guiné-Bissau, através do Ministério de Recursos Naturais e Energia, está a desenvolver este Plano de Ação Nacional para a Política para Integração de Género no Acesso à Energia. O Plano Nacional de Ação visa definir a estratégia de cinco anos pela qual o país cumprirá as suas obrigações nacionais, conforme especificado na Lei Complementar que adota a Política da CEDEAO.

A política da CEDEAO para a integração da perspetiva de género no acesso à energia foi elaborada pelo Centro de Energia Renovável e Eficiência Energética (ECREEE) da CEDEAO e pelo Departamento de Género e Assuntos Sociais da CEDEAO. Foi apresentada e adotada pelos Especialistas em Energia da CEDEAO, pelos Ministros da Energia da CEDEAO, pelo Conselho de Ministros da CEDEAO e, finalmente, pelos Chefes de Estado da CEDEAO.

Documents

Year Published
2020