O/A Técnico/a de ER contribuirá prioritariamente para assegurar a adequada implementação das actividades do Projecto Bambadinca Sta Claro - Programa Comunitário para Acesso a Energias Renováveis (PCAER), em particular assistência técnica à equipa do SCEB na construção e implementação de procedimentos relativos à Gestão Operação & Manutenção (GO&M), constituído pela Central FV Hibrida (CFH) e Rede Eléctrica de Bambadinca (REB).
Apoiará também as actividades sob responsabilidade da TESE para a execução do projecto Promoting investments in small to medium scale renewable energy technologies in the electricity sector in Guinea Bissau (PIRE-GB), em particular o desenvolvimento de Estudos de Viabilidade para a instalação de infra-estruturas de energia e acompanhamento dos trabalhos de instalação.
Na dependência do/a Responsável Sectorial Energia terá também responsabilidade angariação, apoio aos pareceres técnicos e implementação de serviços de consultoria nos Países de actuação da TESE Sem Fronteiras.
O projecto PCAER é co-financiado pelo ACP-EU Energy Facility e pela Cooperação Portuguesa, e tem como objectivo principal garantir o acesso sustentável de energia eléctrica produzida com recurso a fontes renováveis de energia ao centro semi-rural de Bambadinca, Região de Bafatá, Guiné-Bissau, através da provisão de um serviço fiável e moderno de energia eléctrica. Tem como parceiros de implementação a Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Bambadinca (ACDB), a DIVUTEC e a Universidade de Lisboa, e como associados a Direcção Geral de Energia (DGE) e Delegacia Regional de Energia de Bafatá (DREB).
O PCAER prevê o cumprimento dos seguintes resultados:
R1. Modelo de gestão do Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB), criado e implementado de forma participativa de forma a garantir a sua sustentabilidade;
R2. População de Bambadinca consciencializada para a Segurança e Eficiência Energética;
R3. População de Bambadinca com energia eléctrica, de fonte renovável, economicamente acessível através do Sistema Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB).
O SCEB será gerido pela ACDB. A gestão do serviço será efectuada em concertação com os organismos estatais responsáveis pela regulação do sector de energia nomeadamente a Direcção Geral de Energia e Direcção Regional de Energia de Bafatá conforme concessão definida na Convenção de Exploração de Serviço Publico de Energia assinado entre as partes.
O projecto PIRE-GB, é financiado pelo Global Environment Facility (GEF) e promovido pela UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), ECREEE (Centro da CEDEAO para as Energias Renováveis e Eficiência Energética) e Ministério da Energia e Indústria da Guiné-Bissau, sendo a TESE uma das entidades executoras. Tem como objectivo principal criar um ambiente propício à promoção de investimentos no sector das ER na Guiné-Bissau, através de: i) o investimento em infra-estruturas de Energia Renováveis de pequena e média escala; ii) desenvolvimento de políticas de promoção das ER e de um quadro legal regulatório; iii) desenvolvimento de capacidades dos actores locais para as questões das ER e EE.
Procurement expired